terça-feira, 9 de junho de 2009

Friiiiiiiooooo


Ainda por causa do Salar, terei de usar um casaco para temperaturas baixas (e baixíssimas!). Essas jaquetas, casacos, abrigos, anoraks etc. tem um preço relativamente alto. Se você não for esquiar, não gaste tanto dinheiro num casaco colorido de esquiador (alguns por R$ 1.500,00). A partir de R$ 200,00 você pode encontrar jaquetas e anoraks que valham a pena, de marcas como Kailash, Trilhas & Rumos, Conquista, Lafuma, Secco e Solo. O meu é um grandão da Conquista Montanhismo, o Chamonix 3 em 1. 100% impermeável, com costuras seladas + blusa de fleece acoplável ao zíper interno. Permite 3 combinações de uso: só a jaqueta impermeável, só o fleece ou a jaqueta e o fleece unidos pelo zíper, transformando-se em uma jaqueta de frio intenso. Ela possui 2 bolsos frontais com zíper, zíper em baixo dos braços para ventilação e transpiração do corpo, capuz com sistema de embutir na gola e forração interna em nylon e tela. Possui , ainda , ajuste na parte inferior, para imperdir a entrada de vento. O fleece possui 2 bolsos frontais com zíper. Fleece de 100 gramas por m². Também tem ajuste inferior para impedir a entrada de vento. Proteção de nylon no pescoço, nas partes em contato com o zíper, para oferecer maior conforto. Ajuste em velcro nos punhos. Uma beleza por R$ 319,00 que, pela qualidade, estão mais que compensados. O meu é grandão e já estão me chamando de pinguim de geladeira... Não tenho culpa de ser fofinha e compacta... ;) Minha mãe fala que com ele, eu fico do tamanho de uma cigarra... Hehehehe...

Não esquecer, igualmente, de proteger a garganta com um bom cachecol. Cuidado ao se iludir com os que andam vendendo por aí, principalmente no Nordeste. Não se trata de comprar lenço nem pashmina. O negócio é uma boa lã ou um bom fleece. Apesar de serem os mais usados, eu não experimentei os de lã, nem tenho como indicar marcas nem demonstrar preços, uma vez que o fleece é mais indicado pro inverno tropical. As marcas especializadas nos de fleece que conheço são Curtlo, Sadae e Solo. Preços variam de R$ 40,00 a R$ 50,00. O meu é um preto, da Curtlo, feito de THERMOFLEECE®. Ele não bloqueia o vapor da transpiração, permitindo que o corpo respire e tem um processo anti-pilling, proporcionando múltiplas lavagens sem formar bolinhas.

Gorro e luvas, também! Meu gorro é daqueles que caíram no gosto de muita gente: ele é de lã e tem aba, como um boné, da Zolo, por aproximadamente R$ 25,00. As luvas foram a parte mais chata. São muitos tipos e você acaba com medo de errar na escolha, até pelo fato de que algumas pessoas sentem mais frio na mão que outras. As de esqui, como sempre, são as mais lindas (e caras! Hehehe). Mais uma vez: se não for esquiar, não compre as de esqui! Pode-se encontrar luvas térmicas sem serem de esqui com preços de R$ 29,20 a R$ 120,00. A minha é uma Kailash, Fleece PolarWarm 100, tamanho M, R$ 37,10, com punhos elásticos e clipe para prender na roupa ou mochila.


Uma coisa bastante útil no frio são as warm/heat/heating/warmer pads, uns saquinhos com um disco dentro que, quando pressionado, inicia uma reação química originando cristais de calor a partir de um gel que preenche as almofadinhas, atingindo até 54ºC, por uns 50min. Ainda por cima, são reutilizáveis. É só colocá-los numa panela com água no fogo e esperar um pouco até os cristais voltarem a ser gel. Essa foi a primeira compra nossa para a viagem. Há uns meses, a gente não tinha ideia de que eles eram vendidos no Brasil, daí encomendamos em uma loja da Inglaterra. Depois, os encontramos numa loja de São Paulo que vende por internet, porém, mesmo em libras, cada saquinho nosso não chegou aos R$ 15,00 cobrados no Brasil. Cada um ficou por aproximadamente R$ 11,00. Para proteger as pernas, estou apostando apenas em meia calça fio 70/80 e um velho jeans. D-us me proteja! ;)


0 comentários: