quarta-feira, 24 de junho de 2009

De Santa Cruz a Cochabamba

Chegamos a Santa Cruz de la Sierra mais ou menos umas 8:00am do dia 22, depois da cansativa viagem pela Ferroviaria Oriental. O alívio não foi pouco, mas também, a sensação de felicidade foi maravilhosa. Me senti uma heroína. Santa Cruz é uma cidade com uma arquitetura muito bonita, guardando os resquícios coloniais. A Plaza 24 de septiembre é um local bastante agradável para se conversar com os amigos. Em frente, há uma mega sorveteria chamada Ikirau, onde, depois do almoço, passamos lá para tomar "un helado". A gente almoçou num restaurante italianíssimo chamado Michelangelo, na Calle Chuquisaca, para a felicidade da Danielle. Comemos nhoque à bolonhesa e tomamos (apenas o David e eu) uma cerveja mexicana chamada Corona. Nos foi servida com uma rodelinha de limão. Eu gostei, mas o David preferiu sem limão. Foi no Michelangelo que tomei o meu primeiro mate de coca. Aí, depois, veio o referido Ikirau. Só tive uma coisa a reclamar: quando perguntei como era o sorvete que levava o nome da casa, a moça só disse que Ikirau era o nome de lá. Que grande explicação! Mas valeu, o sundae de lá era divino. O nome era só "sundae" mesmo. Ontem, dia 23, día de San Juan, no Ikirau, teve um show de salsa. No entanto, nós já tínhamos de ir para Cochabamba. Depois do sorvete, fomos dormir um pouco no hotel, já fazia uns dias que nao dormíamos na horizontal. Dormimos feito pedra, até umas 7:00pm. Daí nos arrumamos rapidamente (esse advérbio não vale para mim) e comemos num fast food chamado Dumbo. Comer com pressa é ruim, mas tínhamos de estar no Terminal de Santa Cruz no máximo às 08:15pm, para pegar o ônibus para Cochabamba às 8:30pm (dia 22). Ô viagem infernal! A maior parte do caminho de Santa Cruz para Cochabamba fazia um calor dos diabos, e os bolivianos com roupa de frio antes da hora! Tinha um homem, quando o ônibus ainda estava parado, cantando música gospel, como disse a Danielle: avisando que o inferno vinha pela frente. Hahahaha... Meu lugar era na janela, mas como eu tava com a minha mochila cargueira do meu lado, ficava difícil o local. Então, pedi para trocar com um boliviano, ele aceitou. Eu pedia para ele abrir a janela, daí ele só abria por uns dois minutos e fechava, logo, minha falta de ar recomeçava Até que eu decidi que era melhor largar o diabo da mochila no corredor do ônibus e "retrocar" de lugar. Beleza... Janela aberta, sem falta de ar... Quando eu desci para ir ao banheiro, numa dessas paradas de beira de estrada (o ônibus tinha banheiro, mas banheiro de ônibus é pior ainda, inclusive na Bolívia) o cara travou a minha janela! Quando voltei, somente com muita boa vontade e força do David foi que consegui voltar a respirar normalmente. A Danielle também sentiu falta de ar. Poxa, apenas veio fazer frio quando estávamos em Cbba (Cochabamba)! Dia 23, Cochabamba, muito frio até agora. Até que eu tava aguentando numa boa, nada de soroche... A falta de ar foi por causa do calor mesmo. Depois de 2 graus à noite, acordei resfriada. Meu cachecol também está servindo de máscara. Além de eu parecer um urso, pareço um membro do PCC, com um gorro-máscara (balaclava) improvisado de cachecol. Ontem comemos num restaurante muito bom também, chamado La Estancia, num boulevard de nome La Recoleta. Nesse boulevard tinha um local parecido com um cabaré. A gente entrou mas como não tinha ninguém, saímos e fomos comer no La Estancia, além de tomar umas Taquiña (cerveja daqui mesmo e até boa). O local tinha calefação, foi um alívio... Mas os 2 graus e a falta de calefação no hostal acabaram comigo. Já, já, me recupero. Vou comprar mais vitamina C, apesar da quantidade de suco de laranja que tenho tomado. Em Santa Cruz, ficamos num hotel meio chato, chamado Panamá, agora estamos no Hostal Elisa (lindo, lindo). Apesar da temperatura, adorei Cochabamba e espero voltar aqui. Já deixamos nossas coisas prontas no hostal, vamos voltar mais tarde apenas para pegá-las e ir ao aeroporto daqui, o Jorge Wilstermann. Decidimos nos dar um descanso e evitar 8h daqui até La Paz. Compramos passagens de avião para lá, pela BoA (Boliviana de Aviación), para as 05:00pm mais ou menos. Meia hora de voo. Meu pânico de avião foi vencido pelo meu cansaço. Acho que, por agora, é só. Devo me lembrar de mais resenhas depois, daí irei corrigindo as acentuações e colocando coisas que vou lembrando. As fotos, creio que somente vou colocá-las no Brasil. Nos vemos em La Paz!

3 comentários:

XXXXXXXXXXXXXXXX disse...

Muito lindo tudo isso!!!! Amei

XXXXXXXXXXXXXXXX disse...

É uma aventura e tanto..mil bjs pra vcs

Unknown disse...

eu queria fazer uma pergunta, eu vô mora em cochabamba no final do ano e queria saber se lá faz muito frio e que tipo de roupas devo leva.
gostaria muito de saber!
espero respostas.