segunda-feira, 8 de junho de 2009

Com/sem colírio mas sempre c/ óculos escuros


Eu não sou fã de óculos escuros... Pelo menos não usados por mim. Não acho que combine com (nenhum) (d)eles. Todavia, dadas as circunstâncias, tive de comprar um que fosse resistente e tivesse garantia (não só a legal, de 90 dias, mas, também, outros 90 dias por liberalidade da marca). Daí, me lembrei que a minha ISIC (requeri no dia 6 de abril e só veio chegar no dia 6 de junho, por falha da equipe da STB e dos Correios) dá 10% de desconto nos óculos da Chilli Beans. Como na cidade tem um quiosque, fui até lá e comprei um modelo esportivo bem em conta, além de um case que, segundo os vendedores, aguenta 7kg sobre ele, e um fluido. A principal razão pela qual tive de ceder aos óculos foi a visita ao Salar de Uyuni, na Bolívia. O Salar de Uyuni é um lago de sal congelado de 12 mil km² e a 3650m de altitude. Os raios solares, ao refletirem no gelo, dão a impressão de "espelho", então, é como se você estivesse pisando no céu :) ... Contudo, nem todas as coisas são flores. Esse mesmo reflexo pode causar queimadura na retina e outros danos oculares, tornando imprescindível o uso de óculos escuros e com proteção contra os raios ultravioletas, claro. Por isso, é importante se certificar de que os óculos realmente tem essa proteção UV, do contrário, o tiro vai sair pela culatra. Quando os olhos se expõem à escuridão, a pupila dilata, com o intento de "captar" mais a claridade. Ora, se seus olhos estão sob lentes escuras, sua pupila vai dilatar para a entrada de luz e, com óculos que não protegem dos raios UV, seus olhos estarão ainda mais propensos a sofrer uma lesão. Não custa ressaltar que o barato sai caro!

0 comentários: