quinta-feira, 4 de junho de 2009

Algumas dicas de segurança

Vivendo no Brasil, não há muito o que se falar sobre como evitar ser furtado ou roubado. Nada de levar joias. Câmeras devem ser portadas em bolsas discretas e a tiracolo. Não seja tolo de andar com uma camiseta com dizeres do tipo "I Love Machu Picchu". Faça o possível para não ser reconhecido como "gringo", porque isso atrai atenção demais. É certo que eles reconhecem um turista de longe, mesmo que não tenha traços "europeus", mas não precisa facilitar. Viajando de ônibus, fique sempre de olho na sua bagagem, pois assim como há pessoas que agem de má-fé no Brasil, também, há na Bolívia e no Peru. Tenho de confessar que essa parte da mochila está me tirando o sossego... Não sei se vou conseguir dormir ao pensar que posso ter a minha carga furtada numa parada do ônibus. Tudo é mais desorganizado lá. Não sei se eles tem aqueles adesivos-comprovantes que se colocam na mala, para evitar "extravios". Eu bem tenho pensado em levá-la no bagageiro interno, contudo, é quase certeza de que não caiba, ou, se couber, é quase certo que não permitam. Bom, entre tantos outros cuidados, não se deve esquecer de onde você vai portar o dinheiro e documentos durante a viagem. Bolsas chamam muita atenção. Apenas carteiras, estas são facilmente subtraídas. Há a solução de usar um money organizer, money belt, travel organizer ou simplesmente carteira de viagem. As mais inteligentes são feitas de tecidos leves como Politel Plus 1910 e de cor clara, como bege, para que possam ser portadas por debaixo da roupa, não provocando irritações na pele e cinto elástico e regulável, do tipo alças de sutien. Os preços vão de R$ 35,00 a R$ 44,00, de marcas como Curtlo, Kailash, Azteq e, se não me engano, a Deuter também as fabrica. Nada impede que você encontre mais caras ou mais baratas ou que decida confeccionar a sua. A eleita por mim foi a da Kailash que, além das características já citadas acima, ainda conta com um zíper invertido, aumentando a discrição, e um plástico resistente dentro do qual você deve colocar o dinheiro e os documentos, protegendo-os de suor ou chuva.


No mais, todas aquelas recomendações sobre cintos de segurança, não aceitar bebidas/comidas de estranhos, evitar comer em barracas e só beber água mineral lacrada estão valendo.

0 comentários: