segunda-feira, 6 de julho de 2009

Chegando a Aguas Calientes


Conhecemos um taxista muito legal, chamado Feliciano, que nos levou tanto ao passeio do post anterior como ao do dia 4. Com ele, compramos o boleto turístico que te dá direito a conhecer lugares mais famosos de Cusco e acaba por ser uma forma de angariar fundos para a conservação e organização do patrimônio regional. Assim, fomos passando por vários parques e indo em direção a Ollantaytambo, de onde pegaríamos o trem em direção a Aguas Calientes. Meu D-us! A estrada para Ollantaytambo é só de curvas. Tanto a Danielle como eu "botamos os bofes pra fora". Ainda masquei folha de coca mas não teve jeito. Tomei dramin tarde demais. Se já é de lascar viajar apenas em curvas estando "normal", imagina, grávida... A Danielle sobreviveu, o bebê, também. Em Ollanta, a Danielle e eu visitamos apenas a feirinha. O David subiu para ver umas ruínas. Nós duas estávamos meio debilitadas. Fomos procurar um restaurante onde pudéssemos comer e usar o banheiro. Convidamos o Feliciano pra almoçar conosco e todos comemos lasanha. Depois ele nos deixou no terminal ferroviário, para pegarmos o trem da Peru Rail para Aguas Calientes. Um chá de espera... Eu cochilei no banco de pedra, a Danielle dormiu mesmo e o David ficou lendo. Só deixei de cochilar quando eu ia caindo pra frente do banco. Depois do almoço, o sono é de matar aonde quer que você esteja... A minha siesta no banco de pedra não deu muito certo. Fiquei feliz quando o guarda anunciou que a gente já podia ir pra sala de embarque. Tudo bem diferente do trem da morte... Contudo, fico feliz de ter a Ferroviaria Oriental no meu currículo. Como eu já havia comentado, o trem era puro luxo, para os padrões da América do Sul. A música instrumental do trem fazia com que a paisagem parecesse um videoclipe. Não dava vontade nem de se mexer... Apenas ficar observando... A estação de Aguas Calientes é bastante interessante. Ela foi construída ao lado de uma galeria que se une a vários hostels. A pior parte foi a subida. Quase ganhou das ruas de La Paz. Subir com mochilas e malas é um suplício. Acho até que meus músculos e os do David já estão definidos e deixando a Madonna com inveja. Exagero! Porém, estamos mais "fortinhos", sim. Ganhamos muita resistência do Brasil pra cá. Que bom! Ficamos no hostel no qual tínhamos feito a reserva quando estávamos no Brasil, embora tivéssemos esquecido de efetivá-la. Sorte termos encontrado vagas. O La Cabaña é bem lá em cima e se você tiver certeza de que vai se hospedar nele e efetivar a reserva, enviarão comissários para ajudá-lo a subir com as malas até lá. O problema é que nós não estávamos certos de que queríamos mesmo ficar lá. Aí nao tivemos o serviço especial. Em suma: saímos, ladeira acima, com um palmo de língua do lado de fora, carregando nossas coisas até nos esparramarmos nas poltronas do saguão do hostel (La Cabaña). O pessoal do hostel nos serviu limonada e eu que não fui mais carregar malas... Deixei tudo com o Juan Carlos... que se virasse! Depois "desmaiamos" nas camas, no fim de um dia punk, no dizer da Danielle... Uns 15min e fomos tomar banho... Estávamos sujinhos, né? Meu lindo casaco preferido de lhama tava com um cheirinho de vômito... Desci e fui contratar o servico de lavanderia. Quase 3x mais caro que em Cusco. Mas eu ia fazer o quê? Era do meu casaquinho de lhama que se tratava... Beleza, recebi em duas horas e cheiroso! Eu tava muito cansada... Não tinha energia para andar por Aguas Calientes. Fiquei pelo La Cabaña mesmo. Comi spaghetti, tomei uma Cusqueña (e nao gostei) e uma tortinha de chocolate. Aproveitei a internet de graça do hostel e dei sinal de vida a algumas pessoas... Quando o David e a Danielle chegaram, fomos dormir e nos preparar para conhecer a cidade perdida dos Incas no dia seguinte...

4 comentários:

XXXXXXXXXXXXXXXX disse...

Acom panhando e feliz por vocês!!!

Shaul Baroukh disse...

B"SD

Ereb tob Jessica,minha querida akhiáh israelít!que vc esteja bem,aí noa altiplanos...uau!!!!aqui em Df,15 graus,frio pra dedéu!!que pirulitão heim?Me dá um pedaço!kkkkk!Vc é demais,e uma gatinha...Dramim,dramim,dramimmmm!!!kkkk
Aqui tens a Tefilát ha´Dérekh,para quem viaja por terra:
Ihié ratzón milefanekha Ado-nai elohái v´´elohê avotái.Shetolikhênu le´shalom.Vetátsídêni le´shalom.Vetádrikhêni le´shalom.Vetágyiêni limekhôz khefetsío le´khayímu le´shimkhá ule´shalom.Vetátsilêni míkáf kól oiêv ve´orêv ba´dérekh.Vetítnêni.Kí él shomêa tefiláh ve´takhanún atá!Barukh atá Ado-nai shomêa tefiláh!!Ve´Yaakób halákh ledarkú!Vaigueú-bô malákhí Elohím!Vaiômer Yaakób ka´ásher ra´ám!Makhané Elohím zê!Vaikráh Shem ha´Makóm hahú makhaním!Hinê anokhí sholêkh malákh lefanêkha leshmorkháh Ba´dérekh!Ve´lahavíakháh el-makóm ashér hakhínotí.Ado-nai ôz le´amô itén!Ado-nai ievrarêkh êt aAmô ba´shalom!

Chalom!!!

Shaul Baroukh s´'t disse...

Khazák khazák ve´ít khazék!

Unknown disse...

nuossa jes to impressionada. égua da viagem show!!!! que bom que vc aproveitou tudo. e escreveu tudinho aqui q é pra lembrar mesmo pra sempreee.
hj é dia de voltar e aposto q vc vai sentir saudade d tudo q passou e aprontou por ae hein! asuhhasuhuas mas outras viagens virão certo? =D bjão jessica e parabéns pelas belas fotos q vc postou!!!! um sooonhooo *-*