domingo, 19 de abril de 2009

Vacinação - Febre amarela

Ao visitar algumas regiões, como Peru, Bolívia e partes do Brasil, o viajante terá por obrigação ter tomado uma dose da vacina contra febre amarela e apresentar seu cartão/certificado. Para que a imunização seja efetiva, é recomendada a vacinação pelo menos dez dias antes da viagem. No começo, era uma verdadeira odisseia para comprovar que você iria viajar para uma região com incidentes da doença, principalmente se você fosse de carro ou de ônibus, para que você pudesse "ter direito" à vacina. Creio que de ônibus você não teria como comprar as passagens com dez dias de antecedência, muito menos viajando de carro. Certa vez, pensando em viajar de carro a uma determinada localidade, onde havia surtos de febre amarela, me dirigi ao posto de saúde mais próximo de casa e perguntei o que fazer para tomar a vacina. Obtive como resposta que teria de comprovar a minha viagem. Então perguntei como fazê-lo se ia de carro. Resultou que acabei não viajando, nem tomando vacina nenhuma, por desculpas esfarrapadas de enfermeiros incompetentes informados por uma administração pública ímproba. Desse modo, acabei me chateando e vindo até Fortaleza/CE, procurar um posto que vacine amanhã para que eu vá até a Anvisa e consiga o CIV (Certificado Internacional de Vacinação). Tomara que dê certo, porque não quero precisar recorrer aos postos de Mossoró/RN (de novo) e me chatear ainda mais. Para quem tem mais sorte que eu: procure um posto de saúde da sua cidade, tome a vacina e depois se dirija a algum posto da ANVISA, conforme os endereços no site da mesma, e requeira pessoalmente o CIV.




1 comentários:

Janine Sombra disse...

Esses postos de saúde de Mossoró são realmente uma droga. u_u